Governo de MT cancela ponto facultativo dos servidores do Estado no carnaval

Diante disso, segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17 de fevereiro) serão considerados dias úteis de trabalho na capital e no estado mato-grossense, também para os servidores públicos, conforme decretos dos governo municipal e estadual

Governo de MT cancela ponto facultativo dos servidores do Estado no carnaval

Após solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), o governo do Estado transformou o ponto facultativo de carnaval dos servidores públicos estaduais em dias úteis. O governador Mauro Mendes assinou o decreto com a medida na tarde desta segunda-feira (01.02). Na mesma determinação, ficou proibida a realização de qualquer atividade festiva durante esse período no Estado.

Diante disso, segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17 de fevereiro) serão considerados dias úteis de trabalho na capital e no estado mato-grossense, também para os servidores públicos, conforme decretos dos governo municipal e estadual.

A CDL Cuiabá esclarece ainda, que mesmo em anos anteriores, o comércio poderia abrir as portas normalmente sem implicações trabalhistas, já que o carnaval não é feriado, “porém, mesmo não sendo feriado, o período de carnaval era ponto facultativo de órgãos públicos, o que dificultava a movimentação na maior parte do comércio, neste sentido é importante esse tipo de decisão para que a gente possa continuar nesse processo de retomada da economia. Sabemos da importância do carnaval para algumas atividades econômicas, em especial o setor de eventos, mas devido a necessidade em evitar aglomerações, nesse momento precisamos pelo menos manter a normalidade na maior parte do comércio e no momento oportuno termos o carnaval”, afirmou o presidente da entidade, Célio Fernandes.

Fernandes aproveitou para agradecer ao governo pela decisão. “Em nome de todos os diretores e empresários mato-grossenses, agradecemos a decisão do governador Mauro Mendes e do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho pela retirada do ponto facultativo durante esse período”.

O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, reforça que, embora muitos brasileiros folguem na terça-feira de Carnaval e nos dias que a antecedem, a data não é feriado nacional. “Só é considerado feriado nos Estados ou municípios onde há lei específica nesse sentido, mas não é o caso da nossa região. O que acontece é uma questão cultural instituída no país. Devido aos pontos facultativos decretados por órgãos públicos e pela cidade praticamente parar suas atividades por conta das festas, que acabou sendo enraizado esse costume", enfatizou.

EXPECTATIVA - Para Granja ainda, a expectativa de vendas é positiva durante o período. "A expectativa de movimento para o comércio é boa, precisamos produzir, realmente aproveitar cada dia, visto que nos anos "normais" a população direcionava sua renda para clubes, blocos de carnavais e eventos afins. ”, afirmou.

ÓRGÃOS FEDERAIS – Já nos órgãos públicos federais, até o momento, os dias 15 e 16 de fevereiro e até as duas da tarde do dia 17, quarta-feira de Cinzas, serão ponto facultativo.

BANCOS – Até o momento, o ponto facultativo dos bancos também esta mantido, porém, a CDL através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) está também tentando a abertura das unidades bancárias durante os dias de carnaval.

Fonte: CDL Cuiabá

02/02/2021

Compartilhar